O valor sentimental de um vestido de noiva não tem preço. Porém, mantê-lo no armário, fadado a amarelar e criar ácaros, também não é uma boa opção, já que o investimento costuma ser alto.

Nesse sentido, se pararmos para pensar, por que as noivas não desapegam e vendem seus vestidos? E, por que as futuras noivas não aproveitam a oportunidade e garantem seus vestidos dos sonhos por um preço mais em conta?

Bom, essa moda do vestido de noiva usado está dando o que falar e já tem muitas noivas adeptas a esse modelo sustentável. Pensando nisso, para te ajudar a vender e a comprar um vestido usado, preparamos um conteúdo exclusivo. Confira!

Como vender o vestido de noiva usado?  

Imagem de dois vestidos de noiva de renda
Imagem de StockSnap por Pixabay

A primeira parada da noiva que quer se desapegar do vestido é a internet. Existem muitos sites para vender o vestido de noiva usado, dos genéricos, onde se vende diversos tipos de itens, até os especializados, onde o retorno pode ser maior.

Desse modo, para diferenciar seu produto, fique atenta às dicas abaixo.

1- Faça uma descrição mais completa possível

Forneça todos os detalhe do vestido, como as medidas, o designer, tamanho, métodos de preservação, altura do salto que usou, se tem algum defeito ou mancha. 

Deixe claro a forma de pagamento e de entrega, e que não aceitará devoluções. Sugerimos que, se possível, as partes se encontrem e a compradora experimente a peça para ter certeza de que está tudo certo.

2- As fotos são a primeira coisa que a noiva irá olhar

É muito importante que as fotos sejam de excelente qualidade. Imagens com a pessoa vestida são as melhores para mostrar os detalhes e deixar claro o caimento e como o vestido fica no corpo.

3- Pense bem no preço

Alguns fatores são importantes na hora de colocar o preço em sua peça. Em vestidos de até 2 anos, pode-se ter como base entre 60% e 75% do valor original conforme o designer e a condição da peça. 

Pense também que em alguns sites é preciso descontar a comissão pela venda. Ou seja, se o vestido tem 5 anos ou mais, a porcentagem de revenda cai para 50% – 40% do custo original, dependendo da origem e estado da peça.

5 plataformas para vender seu vestido de noiva usado 

Além de tentar vender seu vestido de noiva na sua cidade ou para conhecidos, outra maneira bem eficaz é usar sites na internet. Separamos as principais plataformas e voltadas para o nicho de roupas e casamentos.

1 – Classinoiva

O Classinoiva é uma das plataformas para compra e venda de produtos relacionados a casamento, desde vestidos a alianças, por exemplo. Os anúncios são gratuitos por 30 dias e existem opções pagas para aumentar a visibilidade do seu produto.

2 – Enjoei

No Enjoei, anunciar é gratuito e, depois da venda, 20% do valor fica para o site. Desse modo, a entrega é feita pela própria pessoa que anuncia e o portal libera o valor sete dias após a compradora receber a encomenda.

3 – Usei uma vez

No site Usei uma vez, as peças são selecionadas para manter um padrão mais exclusivo. Assim, não há cobrança pelo anúncio e o site fica com uma comissão de 30% do valor negociado.

4 – Weddalia

No Weddalia é preciso pagar uma taxa de R$29,90 para publicar o anúncio do vestido. Não há comissão e a compra, pagamento e entrega são combinadas entre as partes interessadas.

5 – Etiqueta única

Outra loja online de venda e compra de vestidos de noiva é a Etiqueta Única. A plataforma também disponibiliza acessórios de luxo usados, sendo conhecida por sua segurança e rapidez no processo de venda

Por que escolher um vestido de noiva usado?

Apesar de muitas mulheres terem o sonho da exclusividade no modelo do vestido de noiva, optar por um vestido usado ou pelo segundo aluguel também é uma excelente alternativa a se considerar. 

E não só pelo fator preço. A comodidade de provar um modelo já pronto, que precisa apenas de pequenos ajustes e que pode ser escolhido com um prazo menor, é um grande diferencial. Especialmente para quem ainda não tem certeza do modelo que deseja. 

“Não deveria existir constrangimento ou frustração na noiva que escolhe o segundo aluguel”, diz o estilista Geraldo Couto. Segundo ele, a oferta tem crescido, já que muitas noivas que fazem o primeiro aluguel não têm apego ao vestido ou sequer espaço para guardá-lo. 

Além disso, o mercado de Second Hand está em alta no Brasil e no mundo, com o apelo da sustentabilidade e do vintage. Pois uma peça usada apenas uma vez pode ser utilizada outras vezes, já que o tecido não tem uma vida útil pequena. 

Por isso, mantê-lo guardado para mofar não é a melhor escolha. Outro ponto a ser considerado é o preço, que fica mais barato, e a nova noiva poderá fazer alterações no vestido original, dando seu toque de personalidade nele.

Como escolher o vestido usado ideal?

Imagem das costas de uma noiva com o vestido de renda
Foto de Thomas AE na Unsplash

Para escolher o vestido de noiva usado para o grande dia é necessária muita atenção e pesquisa. Isso porque, você pode achar que o vestido ficará bom sem experimentar, ter que ajustar muito e também pagar mais caro por não vestir o modelo. 

Contudo, a maioria das plataformas tem políticas de devolução de 7 dias e nesse tempo, é possível experimentar e ver se aquele é realmente o escolhido.

Além disso, um dos erros comuns na hora de comprar o vestido de noiva é desconsiderar o seu estilo e personalidade e acabar optando pelo que está na moda. Claro que, muitas vezes, é possível unir os dois. Mas o ideal é procurar por modelos que você se sinta confortável e bonita. 

>>Veja também: O vestido ideal para a noiva de cada signo

Vantagens de optar por um vestido de noiva usado

Vamos conferir os benefícios de usar um vestido usado no seu casamento? São eles:

  • O valor a ser fixado por quem vende o próprio vestido online ou faz segundo aluguel varia, principalmente de acordo com o estado da peça após o uso. “O desconto no segundo aluguel é de mais ou menos 30%”, diz o estilista Geraldo Couto.
  • Possibilidade de usar um vestido luxuoso, assinado por um grande estilista, mas com valor acessível;
  • O modelo será seu e depois pode ser revendido para outra noiva;
  • Você pode personalizar o modelo para o seu estilo;

Portanto, considerar usar um vestido de noiva usado ou vender o seu após o casamento é uma forma de ressignificar a peça, gerar uma grana extra e deixar que outra noiva tenha seu momento feliz com o vestido, como você foi.

Gostou do conteúdo? Então que tal conferir o site iCasei para organizar o casamento dos seus sonhos! Aqui você cria o site do casamento e monta a lista de presentes para ter um momento especial. Aproveite!