Save the Date: como avisar os convidados com estilo e antecedência
Confira um guia bem completinho sobre como utilizar o Save The Date no seu casamento com dicas de design, formato e envio
O casamento está marcado, o coração bate mais forte e os preparativos já começaram. Mas como garantir que seus convidados reservem essa data tão especial na agenda? É aí que entra o Save the Date, uma etapa simples, mas essencial, na organização do grande dia. Para a assessora de eventos Dani Aguiar, esse é o momento que começa uma boa organização e comunicação entre noivos e convidados.
Neste post você vai encontrar:
- O que é Save the Date?
- Qual a importância do Save the Date
- Quando enviar o Save the Date?
- Save the Date do iCasei
- Como enviar o Save the Date?
- Inspirações criativas para Save the Date
- Passo a passo para fazer o seu Save the Date
- Dicas extras
- Dúvidas frequentes (FAQ)
Foto: FestaComCores/Divulgação
O que é Save the Date?
O termo “Save the Date” significa literalmente “reserve a data”. Ele funciona como um pré-convite informal, enviado com bastante antecedência para informar aos convidados a data do casamento e garantir que eles possam se planejar.
Esse aviso é ainda mais importante em eventos:
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Com muitos convidados de fora
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Destinos especiais (destination wedding)
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Realizados em feriados ou datas concorridas
Não é necessário incluir todas as informações do evento. “Apenas o essencial para que ninguém marque outro compromisso no mesmo dia. Vale ressaltar que, caso o casamento tenha muitos convidados de fora, é uma oportunidade de já prepará-los para o local, o tempo, ajudando na organização para escolher transporte, vestimenta, entre outros”, pontua a assessora de casamentos.
Qual a importância do Save the Date?
O Save the Date não é apenas uma formalidade. Ele cumpre papéis estratégicos na organização do casamento:
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Evita conflitos de agenda entre os convidados
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Ajuda na logística, especialmente para quem precisa viajar
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Gera engajamento desde o início
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Reflete o estilo do casal com criatividade
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Facilita a confirmação de presença antecipada, quando integrado a plataformas como o iCasei
Segundo dados da Wedding Report (EUA), mais de 70% dos casais que fazem destination wedding utilizam Save the Date para otimizar a presença dos convidados. No Brasil, esse número cresce a cada ano, acompanhando o aumento de casamentos fora da cidade dos noivos.
Save the Date do iCasei
Tecnologia a seu favor! O site de casamento iCasei oferece aos noivos uma série de facilidades na organização do casamento. Uma delas, claro, é o Save The Date online.
Além dos modelos prontos que podem ser enviados pelo Whatsapp e e-mail, o iCasei conta com modelos exclusivos e totalmente editáveis, que os noivos podem imprimir ou baixar gratuitamente. “É uma ferramenta importante que indico para os meus assessorados. Hoje, tudo caminha para o online e ter uma plataforma como a do iCasei, com tudo integrado, ajuda bastante”, explica Dani.
Quando enviar o Save the Date?
O tempo ideal varia de acordo com o tipo de evento:
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Casamento local e tradicional: entre 4 e 6 meses antes
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Destination wedding ou convidados de outras cidades/países: até 8 meses de antecedência
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Feriados prolongados ou datas populares (como dezembro): quanto antes, melhor (6 a 9 meses)
Isso permite que os convidados possam:
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Comprar passagens com melhor preço
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Solicitar folgas no trabalho
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Organizar a hospedagem com tranquilidade
Como enviar o Save the Date?
O envio pode ser feito de diversas formas, conforme o perfil dos noivos e dos convidados:
Formatos digitais
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E-mail personalizado
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WhatsApp com layout exclusivo
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Redes sociais (via stories, posts privados ou directs)
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Sites de casamento com área de confirmação (como no iCasei)
Vantagens: rápido, econômico, rastreável, sustentável.
Formatos físicos
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Cartões impressos personalizados
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Imãs de geladeira
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Marcadores de página
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Mini calendários
Vantagens: memorável, decorativo, ideal para convidados mais tradicionais.
Dica: Use uma ferramenta que permita acompanhar quem visualizou e confirmou o Save the Date, otimizando o planejamento da lista de convidados.
Foto: Chuva de Papel/Divulgação
Inspirações criativas para Save the Date
Deixe o Save the Date com a cara do casal! Aqui vão algumas ideias para se inspirar:
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Vídeo animado ou em stop motion com fotos do casal
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Ilustração personalizada com caricaturas
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Imã de geladeira com o calendário e a data marcada
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GIF animado com música e identidade visual do casamento
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Mensagem estilo carta vintage para casamentos rústicos
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Cartão com QR Code que leva ao site do casamento
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Efeito polaroid com foto dos noivos
Foto: Just Invite Me
Passo a passo para fazer o seu Save the Date
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Defina a data oficial do casamento
Só envie o Save the Date após ter local e data confirmados. -
Escolha o formato (digital ou impresso)
Leve em conta o perfil dos convidados e o orçamento. -
Crie a identidade visual
Use elementos que combinem com o estilo do casamento: paleta de cores, tipografia e ilustrações. -
Inclua as informações essenciais
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Nomes dos noivos
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Data do casamento
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Cidade e estado
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Mensagem tipo: “Convite formal em breve”
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Distribua para a lista principal de convidados
Aproveite para testar os contatos atualizados e ajustar a logística. -
Integre ao site de casamento (opcional)
Com o iCasei, por exemplo, você pode conectar o Save the Date ao site oficial e já ativar a confirmação de presença.
Dicas extras
Save The Date: significado
De forma simples e direta, o Save The Date é um convite não oficial que serve para comunicar qualquer evento com antecipação. Seu objetivo é que os convidados possam se organizar para aproveitar a festança.
“No mundo dos casamentos, o item veio para agregar mais personalização e completar a papelaria tradicional”, diz Nara Moreira Lima Souza, designer e sócia do ateliê FestaComCores.
De acordo com a especialista, o uso do Save The Date começou nos Estados Unidos. “Ele virou tendência no Brasil graças às redes sociais. Principalmente as de compartilhamento de fotos e inspirações”, comenta.
Foto: Chuva de Papel/Divulgação
Para qual tipo de casamento
O Save The Date pode ser usado em qualquer tipo de casamento, do rústico ao mais tradicional. Mas é indispensável apenas nas destinations weddings, aquelas cerimônias que acontecem fora da cidade ou do país em que os noivos moram. Neste contexto, ele entra para ajudar os convidados a planejar melhor a viagem.
“Também é de grande importância para convidados que são muito ocupados ou realizam várias viagens, pois permite que se programem para ir à cerimônia mais tranquilamente, sem apertar orçamento ou atropelar compromissos”, conta a designer de convites e lembrancinhas Giselle Branco.
Foto: Chuva de Papel/Divulgação
Online ou impresso?
Por não ser o convite de casamento oficial, o Save The Date pode seguir uma linha mais informal. Assim, os noivos podem escolher se preferem fazer o item no formato impresso ou online.
O Save The Date online é mais comum por causa da praticidade e do preço mais baixo. “É de fácil acesso e pode ser enviado a todos os convidados de maneira rápida por meio das redes sociais”, aponta Nara.
Já o modelo impresso tem custo mais elevado, pois precisa passar por todo um processo de produção. Sem contar que a distribuição pode ser tão trabalhosa quanto a do convite oficial. Isso porque você precisará encontrar os convidados para fazer a entrega em mãos.
Uma solução interessante para quem quer optar pelo Save The Date impresso é apostar no formato cartão-postal. “Os convidados vão adorar receber essa surpresa pelo correio! E você não precisa se preocupar em entregar em mãos, já que a graça é justamente surpreendê-los”, revela Carol Massumoto, designer no ateliê Chuva de Papel.
Vale ainda destacar que é possível apostar em um Save The Date criativo. Aqui, a ideia é usar a imaginação. Dá para fazer vídeo, foto, site de casamento ou até mesmo lembrancinhas que os convidados poderão usar depois, como calendário, botton e ímã de geladeira.
Instagram/ Reprodução
Dúvidas frequentes (FAQ)
1. Save the Date é obrigatório?
Não, mas é altamente recomendado, especialmente para casamentos com logística mais complexa.
2. Posso enviar para todos os convidados?
Envie apenas para quem está confirmado na lista final. Evita desconfortos se houver ajustes depois.
3. Posso usar WhatsApp?
Sim! Desde que tenha um visual bonito e personalizado, é totalmente válido.
4. Save the Date substitui o convite?
Não. Ele é um aviso prévio. O convite oficial vem depois, com todos os detalhes (local, horário, traje, RSVP etc.).
5. Como saber se os convidados receberam?
Use plataformas com confirmação de recebimento ou peça retorno por mensagem.
6. E se a data mudar?
Comunique imediatamente! Um novo Save the Date digital pode resolver rapidamente a situação.
7. Precisa ser feito por designer?
Não é obrigatório. Há ferramentas gratuitas com templates prontos. Mas um visual profissional sempre causa uma boa impressão.
8. Qual o melhor dia da semana para enviar?
Terças e quintas são os dias mais eficazes, com maior taxa de abertura e atenção.
9. Pode ter foto dos noivos?
Sim! Fotos sempre tornam o aviso mais pessoal e emocional.
10. Precisa seguir uma linguagem formal?
Não. O Save the Date pode refletir o estilo do casal: divertido, clássico, rústico, moderno… o importante é ser autêntico.
Pinterest/ Reprodução
O Save the Date é muito mais do que um lembrete. É o primeiro contato emocional com seus convidados e uma maneira eficaz de garantir que todos estejam com você no grande dia. Com planejamento, criatividade e ferramentas certas, esse simples gesto pode transformar o início da sua jornada até o altar em algo memorável.
Seja digital ou impresso, moderno ou tradicional, o importante é que o Save the Date traduza a essência do casal e prepare o caminho para um casamento inesquecível.
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Como faço para fazer o save the date?
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