A post about using the Pantone color of the year, Greenery, in weddings. The post includes a photo from Pantone's Instagram. It discusses how Pantone gathers professionals annually. The focus is on incorporating Greenery into wedding themes and designs. Readers can learn how to use this trendy color in their wedding decor.
Anualmente, a Pantone reúne profissionais de destaque em vários setores da indústria, como estilistas, pesquisadores e designers, para definir uma cor simbólica para o ano que se inicia, com base no que está acontecendo na cultura global.
E a cor de 2017 é Greenery, um tom de verde com uma pitada de amarelo, cheio de frescor, que evoca os primeiros dias da primavera, quando os verdes da natureza se renovam. A exuberância do ar livre e as folhagens que brotam convidam a respirar fundo, a se revigorar. Quer simbologia mais propícia do que esta, para a união de duas pessoas que se amam?
Foto: Brandon Scott Photography/ Imagem via ruffled
Agora, vamos à parte prática: como incluir a cor Greenery no casamento. A primeira e mais óbvia opção é na decoração, onde o uso de tons de verde é muito usual. Segundo Denise Magalhães, florista e cenógrafa da Verde que te quero Verde, a tonalidade se adapta a vários estilos de casamento, do clássico ao descontraído. “Se o casamento seguir um estilo tradicional, o verde precisa ser exuberante, imponente. Se for mais informal, pode-se usar folhagens de preço mais acessível e arranjos mais desconstruídos.”
Denise destaca, ainda, que hoje “existem flores verdes lindíssimas, como rosas, green balls, cravos, orquídeas, e até mini crisântemos apelidados de Yoko Ono, exatamente no tom Greenery”. Apesar deste tipo de decoração ser sempre muito bonito, a cenógrafa faz um alerta: “é preciso tomar cuidado para não transformar o lugar numa selva, o verde em excesso não é legal.
Foto: Samantha Jay Photography/ Imagem via Ruffled
Outra maneira de incluir a cor no casamento é nas vestimentas das madrinhas e nos acessórios da noiva. Rodrigo Rosner, estilista que comanda o R.Rosner Atelier, chama atenção para o fato da cor não combinar com todos os tons de pele.
“Por ser um verde com bastante amarelo na sua composição, ele não favorece as mulheres que tem a pele amarelada, como as orientais e as loiras bronzeadas. Já para as negras e as bem branquinhas, a cor fica ótima”.
Nas roupas das madrinhas, o estilista ressalta que a tonalidade precisa ser usada com cuidado para não ficar cafona. “Gosto dessa cor em tecidos opacos ou com um brilho seco, como zibeline ou tafetá. Bordados e paetês também podem ser interessantes, mas sugiro evitar os materiais com brilho acetinado”. Para os acessórios, ele indica tons como o azul cobalto, prata velho e grafite.
Quanto à possibilidade da noiva usar um sapato colorido no tom Greenery, Rosner tem ressalvas. “Acho essa ideia de sapato com cor contrastante um pouco datada, mas se o sapato tiver uma história, se for coerente com o restante do casamento, não vejo problema”.
Foto: Pinterest/ Reprodução
E já que falamos nos acessórios da noiva, vamos ao buquê!
Johann Alexander, idealizador e designer da Armazém Bouquets and Flowers, aposta nas composições de folhagens com flores como rosas inglesas, peônias, ranculus, dálias e crisálias. “No verão, a cor Greenery pode complementar bouquets com um mix de cores mais quentes; no inverno, os tons pastéis, o azul escuro e até o marsala, prometem bouquets cheios de identidade.”
Naty Fogaça e Carol Piegel, que fazem o design floral de As Floristas, gostam de usar, nos buquês, suculentas de todos os tipos, samambaia, eucalipto, aspargos, camélia, pittosporum, dracena e sementinhas, como a semente de Santa Bárbara.
“Este tipo de buquê se encaixa perfeitamente no perfil de noivas mais descoladas, e o mesmo vale para o vestido, combina com silhuetas mais fluídas, estilo boho ou minimalista”.
Imagem via Style Layers
Beatriz Knipfer e Marcos Filho, sócios da Dona Amélie, empresa especializada em convites e identidade visual, atestam a influência da Pantone no mercado e nas pessoas, em geral. “As cores eleitas pela Pantone sempre acabam afetando o nosso trabalho, anos após ano. Em 2016 as escolhidas foram as cores Rose Quartz e Serenity, e elas apareceram em diversas papelarias feitas por nós”.
O curioso, segundo eles, é que a sugestão costuma vir das próprias clientes. E na maioria das vezes, essas cores chegam a elas indiretamente, ou seja, elas não as escolhem pelo fato de serem as cores da Pantone para aquele ano, mas sim, por tê-las visto repetidas vezes em revistas e blogs de moda, de decoração, Pinterest, Instagram, etc.
Coincidência ou não, no primeiro mês do ano, eles já finalizaram um convite que tem a cor Greenery em destaque, também por sugestão da noiva. “É bem provável que isso ainda vá se repetir ao longo do ano”, acreditam.
A post about using the Pantone color of the year, Greenery, in weddings. The post includes a photo from Pantone's Instagram. It discusses how Pantone gathers professionals annually. The focus is on incorporating Greenery into wedding themes and designs. Readers can learn how to use this trendy color in their wedding decor.