Descubra como as lâmpadas de filamento estão se tornando essenciais para criar uma atmosfera aconchegante em casamentos intimistas. refletindo a personalidade dos noivos. Com ideias simples, é possível transformar a decoração do casamento e torná-lo ainda mais especial, refletindo o estilo e a essência dos noivos em cada detalhe. Essas lâmpadas, antes associadas ao estilo industrial, agora são destaque na decoração de casamentos, trazendo um toque de charme e elegância. Carol Piegel e Luiza Palmero, da As Floristas, destacam a importância da iluminação para criar um ambiente acolhedor e único.
Já faz algum tempo que uma das grandes tendências de casamento passou a ser cerimônias intimistas e com a personalidade dos noivos em cada detalhe. Nesses casos, uma decoração aconchegante é fundamental, e a iluminação é a grande responsável por dar este toque. Em especial, as lâmpadas de filamento, que saíram do estilo industrial para ser destaque nos casamentos.
Carol Piegel e Luiza Palmero, da empresa de design floral e decoração de eventos As Floristas, explicam que essa migração de itens de casa para a décor de casamento tem acontecido justamente por essa vontade dos noivos em acolherem seus convidados de forma única.
“As lâmpadas de filamento caíram no gosto de todos porque não tem como não se apaixonar por elas. Hoje em dia, os noivos estão cada vez mais preocupados em fazer casamentos intimistas, com cara de casa, de aconchego, festas mais informais, inclusive no quesito “regras do casamento”, hoje cada casal cria a sua, não existe mais um padrão, por isso este intercâmbio de casa – evento acontece tão naturalmente”, completa.
Apesar de ser constante no Pinterest em referências de casamentos rústicos, as lâmpadas de filamento podem ser usadas em qualquer estilo de decoração: românticos, rústicos, industriais ou clássicos.
“Elas não ditam o estilo, e sim somam para que o ambiente fique mais encantador”, explica Paula Martins, gestora de marketing do Celeiro Quintal.
Pense no que você quer destacar no seu casamento ou até no que corre o risco de ficar mais apagado. Quando posicionadas estrategicamente, as lâmpadas têm o poder de destacar qualquer cantinho, e isso independe do estilo escolhido para a sua decoração.
Outro equívoco é concluir que as luzes de filamento são caras e não poderão ser incluídas na decoração da festa. Primeiro porque elas têm tudo a ver com a pegada “faça você mesmo”, tão em alta atualmente, e podem facilmente serem feitas pelos próprios noivos, conforme sugere Paulo.
E também porque, por muitas vezes serem individuais, a quantidade pode ser controlada e colocada apenas em pontos essenciais.
Foto: Style Me Pretty / Melissa Schollaert Photography
Como e onde usar as lâmpadas de filamento?
Além de destacar seus pontos preferidos do salão onde será a festa ou até do altar, você pode deixar as lâmpadas de filamento em pontos que servirão de segundo plano, para garantir fotos incríveis.
Na cerimônia, por exemplo, você pode apostar em um backdrop de lâmpadas; ou colocá-las envoltas em plantas trepadeiras, formando murais onde, com toda certeza, seus convidados farão mil e um cliques maravilhosos.
O caminho da noiva também uma ótima opção para receber as lâmpadas de filamento, assim o vestido ganhará todo o destaque que merece. Mas, os pontos mais tradicionais de uso das lâmpadas de filamento são a mesa do bolo e dos doces, e a mesa dos noivos, conforme explicam Carol Piegel e Luiza Palmero.
Se você tem um orçamento limitado, deve controlar a quantidade de lâmpadas de filamento. O motivo do encarecimento não são as lâmpadas em si, mas a instalação elétrica, que pode ficar além do esperado. No quesito elétrica, vale também se atentar aos fios à mostra que cordões, varais e luminárias podem gerar e posicioná-los de forma a esconder essas imperfeições.
Outro ponto importante sobre o uso das lâmpadas de filamento é sua temperatura. Diferente de lâmpadas incandescentes ou de LED, elas podem ser muito quentes. Então, é preciso evitar instalá-las em alturas muito baixas. “Numa mesa de doces por exemplo, corre o risco de esquentar os docinhos, o ideal é manter uma distância de no mínimo 1,20 metros da mesa”, explicam Carol Pieger e Luiza Palmero.